SeadPrev inaugura CIAC em São Félix do Piauí
CIAC tem o objetivo de facilitar a vida da população, assegurando variados serviços em um mesmo local.

Investindo na descentralização dos serviços oferecidos aos piauienses, a Secretaria de Administração e Previdência do Piauí (SeadPrev) inaugurou, nesta quinta-feira (03), o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) do município de São Félix do Piauí. O novo espaço faz parte da iniciativa do PRO Piauí Modernização e vai melhorar o atendimento à população, garantindo maior eficiência e agilidade na prestação dos serviços.
“Estamos levando os serviços para mais próximo da população, evitando o deslocamento para a capital ou para maiores cidades na região”, destacou a Secretária de Administração e Previdência, Ariane Benigno.
O governador Wellington Dias, presente na solenidade, ressaltou que o CIAC tem o objetivo de facilitar a vida da população, assegurando variados serviços em um mesmo local. “Uma espécie de Espaço Cidadão com a presença de várias áreas do Estado com o atendimento presencial e também com atendimento on-line. Aqui a novidade é a presença da Agência de Fomento para fomentar o crédito e empréstimos voltados para os pequenos negócios para melhorar a economia gerar emprego e renda”, disse.
A inauguração do Ciac também proporciona a economia aos cofres públicos, uma vez que a centralização em um único espaço reduz despesas de manutenção de vários órgãos instalados em diferentes prédios do município e possibilita a capitalização para o fundo imobiliário, a partir da desocupação dos imóveis.
“O ganho é real, com um único contrato de serviços gerais e o compartilhamento de internet, recepção em comum. Além disso, ao reunir todos os órgãos no mesmo espaço, os antigos prédios onde estes órgãos funcionavam podem ser vendidos, ou aproveitados de outra maneira”, afirmou o secretário de Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles.
O Ciac de São Félix do Piauí vai oferecer os serviços da Secretaria de Segurança Pública (emissão de 1ª e 2ª via de Registro de Identidade), da Agespisa (abertura de chamado, nova ligação, revisão de conta, parcelamento e 2ª vida da fatura), do Emater (assessoria rural, emissão de documentos e acompanhamento de projetos agrícolas), da Adapi (emissão de ficha sanitária, certificação e acompanhamento de vacinas, GTA e cadastro de produtores e propriedades rurais), do Detran (emissão de taxas, consulta de multas e pontuação de CNH, agendamento exames teórico e médico, CNH, emissão de CRLV) e da Agência Piauí Fomento (auxílio a micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e profissionais liberais).