Segundo ciclo de desenvolvimento de gestores aborda fundamentos da contabilidade pública
O foco da capacitação foi apresentar conceitos basilares da área de gerenciamento orçamentário

A Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (Egepi), realizou o II Ciclo de Desenvolvimento de Gestores - “Práticas Administrativas e Financeiras no âmbito do Governo do Estado do Piauí”. O curso aconteceu nesta quarta (26) e quinta (27), em Teresina no prédio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), a qualificação trata-se de uma formação que tem a finalidade de atualizar e melhor preparar os servidores que atuam com gestão financeira, no caso, diretores, gerentes e coordenadores.
O intuito da capacitação é promover maior eficiência e transparência no controle financeiro público. “Com o curso, é esperado que o servidor seja capaz de reconhecer os principais aspectos contábeis relacionados à gestão pública. Além de que, visa a adoção de melhorias contínuas na execução das ações de quem atua nesta área”, destacou o diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto.
O auditor governamental e ministrante do curso, Rui Larrion, aponta os aspectos mais relevantes explicados nas aulas. “Nos módulos ensinados, foi possível explanar pontos relacionados com a parte de finanças públicas, desde os conceitos iniciais, passando pelo plano de contas e relatórios. Esse momento representa uma ótima oportunidade para que nós possamos facilitar a utilização das informações que o SIAFE-PI e outros sistemas corporativos geram”, relatou.
“A gente precisa estar alinhado não só conceitualmente, mas também pôr em prática para que o processo seja mais eficiente e objetivo. É muito importante ter esse alinhamento entre o teórico e o prático, a capacitação nos auxiliou na associação dessas duas esferas”, declarou Célio Machado, participante do curso.