Segundo dia do Onboarding aborda otimização de linguagem e uso da tecnologia
A conferência teve seu encerramento na manhã desta quinta, no auditório da Sead

O curso de capacitação dos servidores da Secretaria de Administração (Sead), o Onboarding, terminou nesta quinta (20) e a programação de encerramento abordou como deve ser feita a escrita em documentos oficiais e qual a importância das ferramentas digitais na atividade pública. O treinamento teve o objetivo de integrar servidores e capacitar para aprimorar os procedimentos administrativos realizados no órgão.
O curso foi uma iniciativa da Escola de Governo e durante dois dias abordou temas que contribuam para um alinhamento com os propósitos da gestão apresentando de forma clara o papel dos servidores públicos enquanto lideres para o melhor exercício de suas funções.
O primeiro palestrante, Josinaldo Oliveira, mestre em letras e estudo literário, explanou os atributos da redação oficial e como ela auxilia na comunicação entre os funcionários. “É importante utilizar uma linguagem sem palavras difíceis, com uma informação direta e sem duplo sentido, para que quem receba o ofício ou outro documento não fique confuso”, ressaltou.
Na sequência, a pauta tratada foi como o uso de utensílios digitais podem melhorar a eficiência do trabalho público. O palestrante, Arcênio Martins, assessor de planejamento do TRE-PI, destacou como a plataforma Trello auxilia na comunicação interna e resolução de demandas. “Sem dúvidas a tecnologia veio para somar na administração pública e utilizar esses recursos a nosso favor é indispensável. A nossa vida se torna mais simples, prática e eficaz se a gente está cercado dessas ferramentas, o Trello, por exemplo, ajuda muito na organização”.
Para Naiana Caldas, ouvidora setorial da Sead e participante do evento, o curso vem com a intenção de trazer inovação para a secretaria. “A capacitação vem para engrandecer o nosso conhecimento e ver na prática como os nossos serviços podem ser mais ágeis para quem necessita”, concluiu.