A Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, realizou nesta quinta-feira (21) a 5ª edição do Conversa de Estado, que terá como tema central “Inovação Verde: o Piauí na Vanguarda da Sustentabilidade e das Energias Renováveis”.
O Conversa de Estado é um projeto realizado mensalmente com a participação da alta gestão, academia, sociedade civil e demais servidores com o objetivo de promover o diálogo para compartilhamento de práticas de referência adotadas no estado do Piauí e que encontrem caminhos para serem desenvolvidas ações conjuntas entre os mais diferentes órgãos e instituições.
Segundo o secretário da Sead, Samuel Nascimento, a proposta reforça o papel do Estado em abrir espaços de debate qualificado. “O Conversa de Estado já se consolidou como um ambiente de troca e aprendizado. Ao tratar de temas tão estratégicos como sustentabilidade e energias renováveis, estamos fortalecendo a visão de um Piauí mais inovador, justo e preparado para os desafios do futuro”, destacou.
A abertura do evento aconteceu com o painel: “Piauí Verde: Iniciativas Sustentáveis no Território”, com a participação do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Feliphe Araújo, a representante da Coordenação Especial da Agenda 2030 da Semam, Thamires da Silva Morais, e o professor e pesquisador Sebastião Patrício Mendes da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Direito.
Em seguida o painel 2 debateu a “Energia que Transforma: o Piauí e as Energias Renováveis”, com a participação da superintendente de Gestão da Seplan, Monique Menezes, do superintendente da Sumer/Seplan, Bruno Casanova Cerullo, e do coordenador do Núcleo de Fontes Renováveis da Uespi, Juan de Aguiar Gonçalves.
O diretor de Gestores da Escola de Governo, Carlos Alberto Moura, ressalta que o evento reforça a missão da Escola em aproximar conhecimento e prática. “Nosso papel é justamente criar pontes entre a formação, a reflexão acadêmica e a gestão pública. O Conversa de Estado é um espaço para isso: pensar soluções inovadoras que impactam diretamente a vida da população”, afirmou.