
A Secretaria de Estado da Administração (SEAD-PI), em prol de alcançar seu objetivo estratégico de “Aprimorar a Gestão Estratégica de Pessoas”, definiu a matriz de competências profissionais necessárias para a Secretaria, que serve como insumo para outros processos de gestão de pessoas por competências, ou seja, pode ser usada para definição de perfil em processos seletivos internos, definição de capacitação de pessoal, construção de trilhas de aprendizagem para o desenvolvimento das competências, avaliação do desempenho profissional, reconhecimento e valorização profissional. Com isto, a SEAD-PI poderá melhorar ainda mais sua prestação dos serviços.
Além de contribuir com melhorias nas práticas de gestão de pessoas, a definição da matriz de competências também beneficia o servidor público ao permitir maior clareza do que é esperado do seu trabalho, bem como pela oportunidade de ser melhor alocado, de acordo com o seu perfil e de se desenvolver nas competências necessárias ao bom desempenho na SEAD-PI.
Para definição das competências profissionais, a SEAD-PI partiu da premissa das especificidades do seu contexto organizacional. Assim, o modelo da definição da matriz de competências da Secretaria contém as seguintes informações:
-
01
contexto
(o que demanda a necessidade de ter a competência)
-
02
domínio da competência
(agrupamento de conjunto de competências por temática)
-
03
nome da competência
-
04
descrição da competência
(explicação do comportamento esperado da competência)
-
05
resultados decorrentes da demonstração da competência
Outra premissa relevante na definição das competências e que foi um diferencial para realmente representar o contexto da SEAD consistiu em adotar uma construção participativa, envolvendo Superintendentes, Diretores e Gerentes em oficinas de trabalho para levantamento preliminar, e posterior validação quanto à necessidade e clareza das competências com 70 dos gestores de todas as áreas e níveis hierárquicos.
A competência profissional consiste na demonstração de comportamentos, observáveis em determinado contextos de trabalho, para gerar desempenhos e resultados bem-sucedidos, a partir da mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes do indivíduo.