Secretaria de Administração do Piauí – SEAD

Gestores do Governo do Estado participam de ciclo de debates sobre assédio no ambiente de trabalho

Compartilhar:

Gestores estaduais participaram, nesta sexta-feira (05), na Escola Fazendária, do Ciclo de debates: Gestão Ética e Prevenção ao Assédio no Serviço Público. O evento reforça a importância da prevenção do assédio sexual e moral para garantir ambientes de trabalho seguros, respeitosos e acolhedores.

O ciclo de debates ocorreu a partir de uma parceria entre a Secretaria da Mulher (Sempi), Secretaria de Administração (Sead) e Secretaria da Fazenda. A primeira mesa temática debateu sobre “Prevenção ao assédio moral e sexual no serviço público: normas, responsabilidades e fluxos institucionais”. A segunda mesa temática abordou a “Gestão de pessoas ética e clima organizacional: caminhos para ambientes de trabalho seguros e respeitosos”.

O diretor de Gestores da Escola de Governo, Carlos Alberto Moura, ressaltou a importância de incluir os gestores nesse debate. “A mudança cultural ocorre de cima para baixo, sem essa transformação da mentalidade dos gestores, a gente vai estar nadando contra a corrente. Então é algo que precisamos somar forças e principalmente com essas pessoas que ocupam cargos estratégicos para que consigamos contornar essas problemáticas”, pontuou.

Além da discussão sobre o assunto, durante o evento, foi lançada a cartilha “Sem assédio moral e sem assédio sexual no ambiente de trabalho”. “Ela é um produto do Acordo de Cooperação Técnica, que foi realizado este ano entre Sempi, Sead, Ouvidoria Geral do Estado e Controladoria Geral do Estado. Passamos o ano discutindo sobre a prevenção do assédio moral no ambiente de trabalho e em 2026 vamos distribuir a cartilha para os órgãos”, disse a diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da Sempi, Ivana Amorim.

A diretora do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), Aline Melo, afirmou que a cartilha é resultado de um longo trabalho de parceria entre a Sead e os outros órgãos do Estado envolvidos na confecção desse produto. “Essa cartilha é resultado de um ano de debates e trabalho em torno da temática do assédio moral e sexual e balizará a ação de gestores e servidores diante de casos como esses”, disse.

Compartilhar:
Acessar o conteúdo