A Secretaria de Administração (Sead), em parceria com o Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, realizou, nesta segunda-feira (15), o Dia D da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Foram montados três pontos extras no Centro Administrativo, além da Sala da Cidadania, unidade fixa na Sead. Para quem não conseguiu solicitar a CIN hoje, os serviços permanecem disponíveis até sexta-feira (19).
O objetivo da iniciativa é facilitar a emissão do documento para servidores do Governo do Estado. Os pontos extras funcionam das 7h30 às 13h30, em locais estratégicos do Centro Administrativo, no térreo das Secretarias de Educação e de Saúde, e em frente ao Etipi, no bairro São Pedro, zona sul de Teresina.

Os postos extras vão ajudar no cumprimento do decreto estadual que estabelece prazos específicos para cada grupo de servidores: comissionados, terceirizados e temporários, até 30 de dezembro de 2025; servidores efetivos ativos, até 27 de fevereiro de 2026; inativos e pensionistas, até 30 de abril de 2026.
“Essa iniciativa é fundamental para garantir que nossos servidores tenham acesso facilitado à nova Carteira de Identidade Nacional, um documento essencial para a regularização funcional e para o exercício pleno da cidadania. Ao levar o serviço até o Centro Administrativo, promovemos mais agilidade e comodidade ao servidor, além de assegurar o cumprimento dos prazos estabelecidos em decreto”, disse a diretora de Gestão Administrativa da Sead, Conceição Santana.

Quem se beneficiou da iniciativa foi a servidora da Etipi, Huana kysságora Rocha. Ela conta que ainda não tinha conseguido solicitar o documento, mas com um posto montado em frente ao seu local de trabalho, ficou mais fácil. “Foi uma boa iniciativa, consegui solicitar minha CIN e foi rápido, facilitou muito a nossa vida”, afirmou.

O novo documento reúne diversas informações em um único registro e segue o padrão nacional, permitindo maior segurança e integração de dados públicos. Para emissão, os servidores devem apresentar obrigatoriamente a certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de endereço. Também podem incluir informações opcionais, como título de eleitor, CNH, CTPS, cartão do SUS, carteira profissional, certificado militar, tipagem sanguínea e laudos médicos para pessoas com deficiência.
