Os servidores do Tribunal de Contas do Estado do PI (TCE-PI) estão, a partir de agora, incluídos no Entenda Minhas Mãos, programa permanente de capacitação para comunicação com pessoas com deficiência auditiva no serviço público. Nesta quarta-feira (25), foi assinado o Termo Aditivo nº 1, referente à Cooperação Técnica nº 02/2023, que dispõe sobre o Programa, que é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, em parceria com Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
O secretário da Sead, Samuel Nascimento, assinou o Termo Aditivo juntamente com o secretário Mauro Eduardo, da Seid; o reitor da Uespi, Evandro Alberto; o diretor-geral da Escola de Gestão e Controle do TCE (EGC), conselheiro Kleber Eulálio; a diretora-executiva da EGC, Valéria Leal; e o diretor de Gestores da Escola de Governo, Carlos Alberto Moura. A conselheira Rejane Dias, que coordena o Comitê Local de Acessibilidade e Inclusão do TCE-PI, também esteve presente.
O termo assinado garante a realização do Curso de Libras dentro do TCE-PI, voltado para os servidores da casa. A primeira turma já esta formada com 68 servidores. As aulas serão iniciadas dia 2 de outubro e acontecerão nas dependências da EGC. Ao todo, serão 120 horas na carga horária, sendo 60 horas presenciais e 60 horas de atividades assíncronas, sendo um encontro por semana, às quartas-feiras, com 3 horas de duração, cada.
“O ‘Entenda Minhas Mãos’ é um programa de inclusão no serviço público reconhecido nacionalmente. Já foram formadas várias turmas dentro do Governo do Estado e, agora, com esse aditivo, estamos expandindo para o TCE-PI. Essa formação é essencial para que o atendimento ao público nas repartições seja realizado com inclusão e de forma adequada”, destacou Samuel Nascimento.
Iniciado em agosto de 2023, o “Entenda Minhas Mãos” já formou em Libras 79 servidores. Neste semestre, estão em andamento novas turmas, que vão formar mais 106 servidores. O programa oferta cursos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos servidores estaduais, para que eles possam atender pessoas surdas que procuram ou trabalham nos órgãos públicos do Estado.