A Secretaria da Administração do Piauí (Sead), por meio da Superintendência de Patrimônio Imobiliário (SPI), realizou neste sábado (23) a primeira etapa de entrega registros de imóveis pelo Programa de Regularização Urbana Específica – ProUrbe, aos moradores do bairro Liberdade, em São João do Arraial-PI.
A ação foi uma parceria com a prefeitura do município e foram entregues 149 registros. O secretário da Administração, Samuel Nascimento, destacou que o objetivo é ampliar a regularização para toda a cidade. “Vamos trabalhar para regularizar além do bairro Liberdade, outras áreas do município. A regularização é um direito da população e o nosso papel é fazer todo o esforço necessário para entregar esses registros de imóveis. Essa é apenas a primeira etapa da entrega de registros de imóveis no município, garantindo mais segurança e tranquilidade para as famílias da região”.
Um total de 14 municípios do Piauí já passaram por, pelo menos, duas das etapas do processo de regularização fundiária urbana. São eles: Teresina, Parnaíba, Floriano, Guaribas, Colônia do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Picos, São João do Arraial, Santo Inácio, Floresta do Piauí, Campinas do Piauí, Isaías Coelho, Wall Ferraz e São Raimundo Nonato.
Desde a criação, o ProUrbe vem tornando mais célere o processo de regularização de imóveis no Piauí. Essa rapidez ocorre graças ao serviço que alia tecnologia de ponta ao trabalho intenso das equipes da Secretaria da Administração (Sead) e do Poder Judiciário. O processo de regularização por meio do ProUrbe conta com a parceria da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) e Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), com o Programa Regularizar.
A superintendente de Patrimônio Imobiliário da Sead, Caroline Viveiros, ressaltou a importância da integração do trabalho executado pela Secretaria da Administração, por meio da SPI. “É uma conquista que queremos que se torne rotineira. A gente sempre destaca que esse trabalho ágil só é possível pela integração e pelo comprometimento dos órgãos envolvidos em todos os processos que vêm antes de entregarmos esse documento nas mãos da população”, finalizou.