Secretaria de Administração do Piauí – SEAD

Sead implanta programa de modernização de gestão de processos e pessoas

Compartilhar:

A Secretaria da Administração (Sead) está implantando um programa de modernização dos procedimentos administrativos para garantir uma melhor produtividade, redução de custos e melhor aplicabilidade de recursos. Para isso está contando com a consultoria do Instituto Gesto Vetor Brasil, uma organização voltada para desenvolver capacidade institucional nos governos, como forma de gerar impacto em escala. 

O objetivo é fortalecer lideranças do setor público, por meio de novas práticas de gestão de pessoas, capazes de provocar mudanças relevantes e permanentes, resultando na melhoria dos serviços para a sociedade. “Iniciamos a nossa parceria com a Sead no segundo semestre desse ano, a partir de duas ações muito importantes, que é o mapeamento e o censo das lideranças. A partir desses instrumentos teremos insumos para juntos pensarmos em ações para o desenvolvimento e acompanhamento das lideranças de 1°, 2° e 3° escalão”, contou Isabella França, gestora de Projetos e Implementação de Políticas da Gesto.

Um parceiro do Instituto e que também está atuando na Sead é a Pacto, uma empresa de consultoria comprometida em facilitar e apoiar a evolução das organizações. “O trabalho junto com a consultoria Pacto é a elaboração do plano tático da Sead voltado para a introdução do sistema de gestão estratégica, além de governança e monitoramento desse planejamento”, destacou Isabella França.

WhatsApp Image 2023-12-19 at 10.58.08 (1).jpeg

Como parte desse trabalho, a Sead reuniu sua equipe de superintendentes, diretores e gerentes para elaboração do planejamento estratégico para 2024, baseado nas diretrizes de gestão e liderança desenvolvidas pelo Instituto. Na oportunidade foi apresentado o Gov.pi Gestor, sistema que reúne toda a estrutura organizacional da secretaria. A ferramenta foi construída com base em práticas modernas de gestão e proporciona ao gestor o acompanhamento em tempo real de todas as tarefas desenvolvidas dentro da secretaria. 

sead.jpg

De acordo com Pedro Alexandre Cabral, diretor de Gestão Estratégica da Sead, a ideia é dividir os sistemas de trabalhos por níveis para garantir uma melhor organização e planejamento. “O modelo de governança proposto é uma pirâmide, na qual dividimos os líderes por níveis de forma que as tarefas sejam bem distribuídas e executadas conforme o planejado”, explicou acrescentando ainda que o método está alinhado com o programa de governança das metas do Governo do Estado.

WhatsApp Image 2023-12-21 at 17.39.26.jpeg

O diretor destacou ainda que as consultorias são oportunidades para a disseminação do conhecimento e das boas práticas nas gestões públicas para o desenvolvimento das competências de lideranças. “A idéia é que o gerenciamento dos programas seja feito com uma metodologia customizável e baseada em dados, para construir soluções coerentes que respeitam a nossa realidade e visem a perenidade e eficiência nos processos de gestão”, concluiu.

Compartilhar:
Por categoria

Leia também

Pular para o conteúdo