Secretaria de Administração do Piauí – SEAD

SEAD recebe missão técnica do Banco Mundial para avançar na implementação do Progestão Piauí

Compartilhar:

A Secretaria de Administração do Estado do Piauí (Sead) recebeu, nesta terça (11) e quarta-feira (12), uma equipe do Banco Mundial para uma visita técnica de acompanhamento das ações do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado do Piauí, o Progestão Piauí. A missão teve como foco avaliar o andamento das atividades previstas para os primeiros 24 meses de execução do acordo e reafirmar o compromisso do Estado com a modernização da gestão pública.

Durante os encontros, os representantes do Banco acompanharam o progresso dos subcomponentes do programa, alinhando prioridades e revisando o Plano Operativo Anual (POA), que reúne todas as atividades planejadas e o cronograma detalhado de execução. A análise contemplou também o plano de aquisições e os resultados esperados das iniciativas conduzidas pela Sead, com atenção especial à capacidade operacional do Estado.

A Sead é responsável por entregar uma parte significativa de projetos dentro do Progestão, atuando em quatro áreas estratégicas: gestão de patrimônio, automação e gerenciamento da frota de veículos, compras públicas e gestão de pessoas. Cada uma dessas frentes possui projetos estruturados para fortalecer processos internos, ampliar a transparência e garantir eficiência no uso dos recursos públicos.

“Para o Governo do Estado, o compromisso com a otimização dos gastos públicos representa um passo essencial na construção de políticas mais eficientes, oferecendo melhores serviços à sociedade e impulsionando o desenvolvimento sustentável. O Progestão Piauí, estruturado em parceria com o Banco Mundial, confirma a disposição do Estado em adotar padrões modernos de gestão e consolidar práticas inovadoras que ampliem a eficácia da administração pública”, destacou o secretário da Sead, Samuel Nascimento.

Progestão Piauí

Essa missão do Banco Mundial no Piauí objetiva acompanhar o progresso da implementação dos 36 projetos que estão em andamento ou já foram executados pelo Estado, visando a promoção da sustentabilidade fiscal, eficiência e eficácia do gasto público. O programa prevê investimentos na ordem de U$$ 55 milhões (R$ 291,35), nos seguintes órgãos: Sefaz, Sead, Seduc, Sesapi, PiauiPrev, Sasc e PGE.

O Piauí foi o primeiro estado brasileiro a formalizar, com o Banco Mundial, um acordo de empréstimo direcionado à implementação do Progestão. O objetivo central é promover maior eficiência fiscal e fortalecer os mecanismos de controle e planejamento, assegurando que o gasto público seja aplicado de maneira estratégica, responsável e sustentável.

 

Compartilhar:
Acessar o conteúdo