Secretaria de Administração do Piauí – SEAD

Escola de Governo promove diálogo sobre Políticas Públicas para Povos Indígenas no Piauí

Compartilhar:

Na manhã desta terça-feira (30), a Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (Egepi), realizou o seminário “Diálogo Sobre Políticas Públicas Para Povos Indígenas”. O evento visou sensibilizar sobre as questões enfrentadas pelos povos indígenas, desde direitos territoriais até acesso à saúde, segurança alimentar e nutricional, educação e preservação cultural.

O auditório da Sead foi palco para discussões essenciais, com a presença de representantes de destaque no tema. Entre eles, estavam o Cacique Henrique, diretor dos Povos Originários da Sasc; Cacique Aliã, coordenadora da Educação Escolar Indígena e Arte Educadora na Seduc-PI; Assunção Aguiar, superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc; Filipe Silva, coordenador de Equidade em Saúde da Sesapi; e Norma Sueli Alberto, nutricionista da Coordenação de Equidade da Sesapi.

Durante a abertura do evento, o secretário Samuel Nascimento falou sobre a importância de debates que promovem a reflexão em relação a essas pautas. “Aqui é um momento de diálogo aberto e é superimportante na vida da administração pública proporcionar isso, principalmente enquanto gestores. É preciso, cada vez mais, debater políticas públicas e prioritárias, para que possamos garantir a identidade do povo com as ações do Governo”, destacou.

Os tópicos discutidos incluíram direitos indígenas, acesso à saúde e segurança alimentar e nutricional, educação para povos indígenas e preservação da cultura. Além disso, o seminário ofereceu exposições de arte, artesanato, música e dança indígena, enriquecendo ainda mais o debate e a troca de experiências. Este evento destacou a importância de promover políticas públicas inclusivas e eficazes para atender às necessidades dos povos indígenas no estado do Piauí.

“Compreendemos a importância da valorização dos povos originários, de nossas origens e da preservação de nossa história. A gestão do governo estadual, por meio da Sead e da Escola de Governo, tem buscado realizar esse trabalho em prol da inclusão e pluralidade de ideias. O objetivo é garantir que todos os segmentos da sociedade civil sejam representados. Por esses motivos, este evento assume tamanha importância, permitindo avançarmos ainda mais na concretização desse objetivo”, concluiu Carlos Alberto Moura, diretor da Escola de Governo do Piauí.

Compartilhar:
Por categoria

Leia também

Pular para o conteúdo