Treinamento promovido pela Secretaria da Administração (Sead), por meio da diretoria de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), sobre “Prevenção de Assédio Moral, Sexual e Discriminação: responsabilidade compartilhada por um ambiente de trabalho seguro”, foi realizado nesta quinta-feira (4).
O treinamento é fruto do Protocolo Diga, lançado em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) com o objetivo de proporcionar uma apuração célere e padronizar procedimentos de atuação em casos de assédio moral, sexual e/ou discriminação. A iniciativa visa garantir espaços de trabalho seguros e livres de violência, reforçando o compromisso com um ambiente digno, saudável e sustentável.
O treinamento foi dividido em três módulos que abordaram temas sobre o que é assédio e seus tipos, como identificar e as consequências. “Baseado no Protocolo Diga da OGE desenvolvemos essa ação. Os servidores precisam tomar conhecimento para que, em qualquer situação de assédio, saibam os canais de denúncia e o Ciaspi está entrando como agente formador para os servidores públicos”, explicou Aline Melo, diretora do Ciaspi.
Ainda conforme a diretora, o treinamento deve ser expandido para áreas do interior do Piauí. A previsão é que os municípios de Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Parnaíba sejam os próximos a receber o treinamento.