A Secretaria de Administração do Piauí (Sead), por meio do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), iniciou, nesta sexta-feira (5), a campanha Setembro Amarelo. O objetivo é intensificar as ações de cuidado com a saúde mental dos servidores de todos os órgãos públicos do Estado. O evento de abertura contou com um bate-papo com psicólogas, massagem relaxante e ginástica laboral.
A diretora do Ciaspi, Aline Carla de Melo Coelho, explica que a campanha desenvolvida no setor público estadual faz parte do calendário nacional de saúde e consiste na prevenção ao suicídio, levando em consideração o cuidado com o servidor. “Nós optamos sempre por trazer o olhar do cuidado, da importância e do protagonismo da nossa própria saúde mental. Se o adoecimento, de alguma forma, for diminuído, temos uma qualidade de vida melhor”, afirmou a gestora.
Dentro das ações do Setembro Amarelo, a diretora destaca o espaço Acolhe Servidor, que oferece uma escuta qualificada, por meio do plantão psicológico. Esse serviço está disponível de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 13h30. “Essa é uma oportunidade do servidor se sentir acolhido, de trazer as suas dificuldades para que, aqui, juntos, consigamos conduzir para o melhor resultado”, pontuou a gestora.
As ações de cuidado com a saúde física e mental dos servidores do Estado ocorrem durante todo o ano, por meio de ações desenvolvidas pelo Ciaspi, mas algumas delas são intensificadas com a campanha Setembro Amarelo para priorizar, sobretudo, o bem-estar mental. “Durante todo o ano, por meio da nossa equipe de medicina e segurança do trabalho, nós estamos nos órgãos identificando aqueles casos de assédio, discriminação, de sobrecarga, para trazer esse servidor que está em processo de adoecimento para o processo do cuidado”, explicou Aline Carla.
Os órgãos estaduais que tiverem interesse, podem solicitar os serviços ofertados pelas equipes do Ciaspi, via SEI ou pelo telefone (86) 9 9404-4164. São disponibilizadas ações como aferição de pressão e glicemia, massagem, ventosaterapia, ações de conscientização quanto à saúde mental e plantão psicológico.
Programa Acolhe Servidor
A iniciativa foi ampliada e conta com uma estrutura ainda mais moderna, onde funciona uma unidade do Programa Piauí Saúde Digital e um consultório para atendimento psicológico diário. Além disso, desenvolve ações voltadas à promoção da saúde física e mental, como massagens, orientação nutricional, exercícios respiratórios e avaliação auditiva e vocal.
O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, com agendamento presencial ou pelo telefone (86) 9 9404-4164.