Secretaria de Administração do Piauí – SEAD

Simulação de evacuação na Dona Evangelina Rosa prepara resposta rápida e eficaz a situações emergenciais

Compartilhar:

A Secretaria de Administração (Sead), por meio do Centro Integrado de Assistência ao Servidor do Piauí (Ciaspi), realizou, durante a manhã desta quarta-feira (12), uma simulação de evacuação da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. O objetivo é trabalhar a prevenção e a resposta rápida e integrada diante de situações de urgência e emergência.

A ideia é que o resultado desta ação sirva como referência para ser replicada em outras unidades de saúde do Estado. A Nova Maternidade foi escolhida como piloto para início do projeto por sua importância estratégica e pelo alto fluxo de pacientes e servidores, demandando protocolos rigorosos de segurança.

A simulação teve caráter educativo e preventivo, e não representou risco real aos pacientes e colaboradores da maternidade. Todas as ações seguiram rigorosamente os protocolos hospitalares de segurança, garantindo o bem-estar dos pacientes e o sigilo das informações médicas.

Ações como essa, na prática, envolvem órgãos como Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, dentre outros. “Essas são situações complexas, que envolvem muitos órgãos, e de perigo para pacientes e servidores, por isso precisamos alinhar estratégias de segurança para cuidarmos de todos os detalhes necessários para que se garanta o sucesso de uma possível ação de resposta rápida a situações emergenciais”, disse a diretora do Ciaspi, Aline Melo.

Após o simulado, uma equipe composta pelos participantes deve se reunir para a avaliação dos resultados, visando identificar pontos fortes e fragilidades; elaborar relatório técnico com sugestões de melhorias e atualizar o Plano de Emergência Contra Incêndio e Pânico (PECI) da maternidade.

Compartilhar:
Acessar o conteúdo