Servidores de diversos órgãos do Governo do Estado participaram, nesta terça-feira (2), de um treinamento de orientação sobre os procedimentos de afastamento de servidores vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O objetivo, uma iniciativa da Secretaria de Administração (Sead), foi alinhar os processos relacionados aos afastamentos vinculados ao INSS.
Durante o encontro foram esclarecidas dúvidas recorrentes sobre o recebimento de atestados médicos, encaminhamento dos servidores ao INSS, pedidos de prorrogação, acompanhamento dos afastamentos e demais rotinas operacionais necessárias ao adequado processamento das informações no âmbito da administração pública estadual.

A diretora do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), Aline Melo, explica que o encontro foi positivo para guiar as equipes. “Reestabelecemos novos fluxos a serem seguidos, a partir de agora, com o objetivo de dar maior eficiência ao processo, inclusive das informações prestadas e enviadas ao eSocial”, pontuou.
O treinamento teve como público-alvo gestores de Recursos Humanos, servidores dos setores de protocolo, ponto eletrônico e gestão de pessoas, profissionais da folha de pagamento e médicos do trabalho. “Esse curso é importante para que a gente tire as dúvidas e alinhe os fluxos de trabalho. Isso vai garantir a uniformidade das práticas e evitar inconsistências nos procedimentos administrativos”, ressaltou a diretora da folha de pagamento da Sead, Geisa Cronemberg.
