Secretaria de Administração do Piauí – SEAD

Escola de Governo promove seminário sobre a diversidade e inclusão da LGBTQIAPN+ no serviço público

Compartilhar:

A Secretaria da Administração, por meio da Escola de Governo, realizou nesta sexta-feira (13) o Seminário “LGBTQIAPN+ do Piauí: desafios e oportunidades para promover a diversidade e a inclusão no serviço público”. O evento contou com a participação de servidores e servidoras do governo estadual e teve como objetivo principal promover a conscientização sobre a importância da diversidade e inclusão no serviço público, além de discutir desafios e oportunidades para a criação de um ambiente de trabalho mais justo e equitativo para toda a comunidade.

O secretário da Sead, Samuel Nascimento, que estava presente no evento destacou a importância de debates como esse no serviço público. “Estamos comprometidos em promover a diversidade e a inclusão no serviço público, e a realização deste seminário é mais um passo importante nesse caminho. É fundamental que todos os setores da sociedade estejam representados e que possamos discutir os desafios e oportunidades para a promoção da igualdade de direitos para a comunidade LGBTQIAPN+ no Piauí.”

Para a Gerente de Aperfeiçoamento da Alta Gestão da Escola de Governo, Eduarda Lessa, “é importante discutirmos as políticas, as práticas de referência que a gente tem no estado e também entender como a gente pode fazer mais e melhor para uma comunidade que muitas vezes teve a margem da tomada de decisão e que a gente quer trazer para o centro dessas discussões. Vai ser um bom seminário e que essa seja só uma sementinha plantada para a gente continuar discutindo atividades políticas e programas de acolhimento e de inclusão e de respeito a essa comunidade”, relatou.

O seminário abordou temas cruciais para a promoção da diversidade e inclusão, como aborda a coordenadora da Rede Atendimento da Secretaria de Estado das Mulheres, Jahyra Kelly, uma das debatedoras do seminário. “Falar sobre gênero, reconstruir as questões de gênero e acima de tudo enfrentarmos as violências de gênero no nosso estado é um princípio que deve ser seguido por todas as secretarias e gostaríamos de mais uma vez reforçar. Sempre falar sobre gênero é relevante para a nossa sociedade, tanto no enfrentamento com relação às violências contra as pessoas LGBTQIAPN+, quanto com relação às violências contra as mulheres”, afirmou.

Também fez parte da mesa de palestrantes Joseane Borges, diretora de promoção da cidadania LGBTQIA+ -da Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC). “Nós também merecemos respeito, dignidade e principalmente merecemos locais de empoderamento, onde a nossa população possa ter o direito de viver garantido e, aqui no estado do Piauí, nós fazemos formações e principalmente trazemos para a nossa população sobre os direitos porque aqui tem lugar para lgbt,” relata a palestrante.

Compartilhar:
Por categoria
Pular para o conteúdo