O secretário da Administração, Samuel Nascimento, foi um dos painelistas do XIII Congresso Consad de Gestão Pública, realizado entre terça (20) e quinta-feira (22), em Brasília (DF). Com o tema “Repensando a organização do Estado brasileiro”, foi um momento de reflexão e troca de ideias para aprimorar a gestão pública no Brasil.
Durante três dias, gestores e especialistas de todo o país estiveram reunidos em um dos principais eventos do setor de gestão pública no Brasil. Com o tema central de Tecnologia da Inovação e Sustentabilidade, o congresso trouxe discussões sobre caminhos para uma gestão pública mais moderna e sustentável.
Samuel Nascimento, que também é vice-presidente do Consad, destacou a importância de promover a troca de experiências e o debate de assuntos relevantes para todos os estados brasileiros. “É fundamental que os gestores públicos estejam sempre buscando formas de inovar e tornar a administração mais eficiente e transparente. Esse congresso reafirma sua importância como espaço de troca de conhecimento e experiências para gestores públicos de todo o país”, afirmou o gestor.
A programação do congresso incluiu palestras e painéis com temáticas voltadas para a inovação e modernização da gestão pública estadual. Destaque também para o lançamento dos Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2024, durante o CLP Day, com o tema central ‘Transparência e governança: a importância de dados e evidências na gestão pública’.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou do painel dos governadores e falou sobre “Competitividade no Setor Público – Dados e Evidências como Pilares da Transformação”. Além disso, os superintendentes e diretores da Sead participaram de grupos de trabalho que abordaram temas como transformação digital, gestão de pessoas, ciência de dados, compras públicas, saúde do servidor, PPPs e patrimônio.
Artigo premiado
A programação do evento contou ainda com apresentações de artigos científicos. O trabalho com o tema “Programa Entenda Minhas Mãos: Promovendo a Responsabilidade Social por meio da Acessibilidade e Humanização nos Serviços Públicos no Estado do Piauí” foi vencedor da premiação dos melhores artigos científicos do congresso, na categoria Escolas de Governo, de autoria do diretor da Escola de Governo do Piauí, Carlos Alberto Moura, em parceria com o secretário Samuel Nascimento e a gerente de Educação Executiva, Raquel Guedelha, e a assessora Isadora Araújo. O artigo também ficou entre os cinco melhores entre todos os trabalhos apresentadores no evento.
A Sead teve ainda mais dois artigos aceitos no congresso. O artigo de tema “A utilização de modelos de regressão linear no controle eficiente dos gastos com combustível”, apresentado pelo diretor de Gestão Estratégica da Sead, Pedro Alexandre, de sua autoria em parceria com João Castello Branco, diretor de Logística e Abastecimento; Annderson Felipe Bandeira, e o secretário Samuel Nascimento.
E, ainda, o “Matriz de competências gerenciais e transversais necessárias: uma ferramenta para gestão de pessoas por competências de uma Secretaria Estadual”, apresentado pela diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Itamara Matos, em conjunto com Lana Montezano e Joysse Vasconcelos França.