A Secretaria da Administração (Sead), por meio do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), iniciou as aulas da primeira turma do Projeto de Formação de Brigadas de Incêndio nos hospitais públicos do Estado do Piauí. A formação das primeiras turmas, que teve início nessa segunda-feira (3), segue até o dia 16 de novembro e é resultado de parceria entre a Sead, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP) e o Corpo de Bombeiros.
O projeto está sendo realizado inicialmente na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), abordando aulas práticas e teóricas, mas novas turmas serão abertas de modo que todos os profissionais das unidades de saúde estaduais sejam capacitados.

O treinamento capacita indivíduos para atuar em situações de emergência. Serão abordados o combate a incêndios e simulação de evacuação de edifícios sinistrados e a instrução de legislação sobre brigada de incêndio. Na Nova Maternidade, estão sendo formados mais de 100 profissionais que prestam serviços naquela unidade de saúde.
“Esse é um projeto importantíssimo tanto para os trabalhadores em saúde dos hospitais estaduais, como para os pacientes que são atendidos nesses espaços, pois foca em segurança no trabalho, algo fundamental em espaços de saúde”, afirma diretora do Ciaspi, Aline Melo.

O secretário da Administração, Samuel Nascimento, afirma que o objetivo da formação é focar em segurança no trabalho, redução de acidentes e preparação dos trabalhadores para situações de emergência. “Essas são questões primordiais quando falamos de serviços de saúde e o curso vai preparar os profissionais que atuam nessa área para que seja garantida toda a segurança necessária nesses espaços”, afirmou o gestor.