O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Administração (Sead), inaugurou nesta quarta-feira (30) uma nova unidade do Espaço da Cidadania no município de Altos-PI. Localizado na Rua Jaime Rosa, nº 457, no Centro da cidade, o espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, reunindo, em um só local, diversos serviços públicos essenciais para facilitar a vida da população.
No novo Espaço de Altos, os cidadãos vão contar com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizada em parceria com o Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, e com atendimentos da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). O prédio passou por uma ampla reforma, com melhorias nas instalações elétricas e hidrossanitárias, cobertura, rampas de acessibilidade, novo mobiliário e equipamentos de informática.
Com a nova unidade, o Piauí passa a contar com 57 Espaços ou Salas da Cidadania espalhados por todo o estado. Em alguns municípios, as unidades funcionam em parceria com o Poder Judiciário, por meio do programa Justo Acesso, reforçando a interiorização e a integração dos serviços públicos.
Conforme explica a diretora de Atendimento ao Cidadão da Sead, Conceição Santana, em breve novos serviços serão ofertados no lugar. “Estamos começando com esses atendimentos, mas logo teremos serviços de saúde com o Piauí Saúde Digital e Águas do Piauí”, informou.
Durante a solenidade de inauguração, o governador Rafael Fonteles destacou o compromisso do Estado com a descentralização do acesso aos serviços públicos. “Queremos levar cidadania para todos os cantos do Piauí, garantindo que cada cidadão, esteja onde estiver, possa acessar seus direitos com dignidade, eficiência e acolhimento. O novo Espaço da Cidadania de Altos é mais um passo nesse caminho”, afirmou o governador.
De acordo com o secretário da Sead, Samuel Nascimento, a iniciativa reforça a política estadual de atendimento ao cidadão, com foco na qualidade dos serviços e na valorização do interior do estado. “Estamos promovendo a interiorização do atendimento com qualidade, garantindo ao cidadão de Altos e região acesso facilitado a serviços essenciais, em um ambiente estruturado, acessível e com atendimento humanizado”, pontuou.