Secretaria de Administração do Piauí – SEAD

Secretarias começam a receber jovens aprendizes para atuar na administração pública

Compartilhar:

As Secretarias do Governo do Estado já estão recebendo os jovens que irão trabalhar como aprendizes. Essa é uma iniciativa da Secretaria da Administração (Sead), que fez o processo seletivo na área de aprendizagem profissional.

Foram selecionados 400 jovens que passaram por treinamento especializado e agora estão aptos a desenvolverem os trabalhos nos órgãos estaduais. Os jovens aprendizes fazem parte do Oportunidade Jovem, o maior programa de inserção de jovens no mercado de trabalho do Piauí.

Nesta quarta-feira (5), a Sead recebeu os jovens que ficarão na secretaria,  sendo distribuídos nos setores e Espaços da Cidadania. “Hoje, é meu primeiro dia de trabalho aqui e estou bastante ansiosa com essa experiência, que é meu primeiro emprego. Espero aprender e contribuir também com o conhecimento que já tenho”, destacou a Jovem Aprendiz, Nycolle Santos.

De acordo com o secretário da Administração, Samuel Nascimento, os jovens estão sendo encaminhados para se apresentarem no setor de lotação de cada um dos órgãos estaduais. “O Jovem Aprendiz foi um processo longo e, após o resultado da seleção, todos passaram por um processo de formação, no qual puderam entender e se familiarizar com o funcionamento de um órgão público. Agora todos estão sendo lotados para iniciar os trabalhos”, explicou o gestor.

O secretário acrescentou ainda que, dentro das regras do aprendiz, o jovem vai participar de um processo de inclusão digital, no dia a dia das rotinas do serviço público, com a meta principal de assessorar e incluir digitalmente os servidores públicos. Entre outras atribuições específicas de cada secretaria de lotação, os jovens aprendizes atuarão na inserção dos servidores na pauta da transformação digital do Governo do Estado, auxiliando-os nas dificuldades de manuseio das ferramentas virtuais, especialmente no aplicativo Gov.pi Cidadão. 

“Além de selecionar, estamos investindo na formação desses jovens para que eles entrem no serviço público com a noção adequada do trabalho. São pessoas que vêm somar com os nossos servidores em uma combinação entre a geração virtual dos jovens e a experiência dos servidores estaduais na prestação dos serviços públicos”, destacou Samuel Nascimento.

O salário de Jovem Aprendiz é de R$ 720 e as vagas são para Teresina. Entre as secretarias que os aprendizes já começaram os trabalhos estão a Secretaria da Educação, de Governo, da Mulher e a da Administração. “Começamos a lotação dos jovens essa semana e vamos concluir de forma que, em breve, todos já estejam em seus locais de trabalho”, concluiu o secretário.

O programa de aprendizagem profissional visa à promoção da formação técnica e profissional de adolescentes e jovens, desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais, que serão divididas em quatro horas diárias de atividades teóricas e práticas, simultâneas ou não, sendo que o horário de expediente do aprendiz sempre vai respeitar os compromissos escolares. 

Compartilhar:
Pular para o conteúdo