Secretaria de Administração do Piauí – SEAD

Secretário da Administração participa de encontro nacional em Aracaju-SE

Compartilhar:

O secretário da Administração (Sead), Samuel Nascimento, participou do 129º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, realizado pelo Consad (Conselho Nacional de Secretários de Administração), em Aracaju-SE. O evento foi realizado nessa quinta (13) e sexta-feira (14).

Para o secretário Samuel Nascimento, que também é vice-presidente do Consad, o evento é fundamental para o fortalecimento e modernização da Administração Pública. “Os debates promovidos pelo Consad têm importância fundamental para fomentarmos um amplo diálogo sobre administração pública. Cada um aqui traz suas práticas aplicadas em suas secretarias para esse momento de troca de experiências. Aqui destaquei o pioneirismo do Piauí com a criação da Secretaria de Inteligência Artificial para garantir a integração de todas as secretarias com as ferramentas que vem revolucionando o cotidiano e a vida das pessoas”, destacou.

O Fórum reuniu secretários de administração dos 26 estados do país e do Distrito Federal. O evento teve início com palestra do Ministro Emérito do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, que falou sobre os desafios de uma gestão democrática. O senador Alessandro Vieira, vice-presidente da Comissão Mista e Permanente sobre Mudanças Climáticas no Senado, proferiu a palestra “Sustentabilidade e adaptações climáticas: Qual o papel dos Estados?”. 

Houve ainda discussões sobre o Programa Nacional de Gestão e Inovação e a Plataforma de Casos de Governo Digital, com representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e do Centro de Lideranças Públicas, além do Grupo de Trabalho da Escola de Governo. Também foi abordado o financiamento de políticas públicas locais com recursos externos e debates com uma visão geral dos estados em relação ao cronograma do e-Social.

Nesta sexta-feira (14), a agenda foi exclusiva aos conselheiros do Consad. As discussões acontecem no Painel sobre Financiamento Externo, com temas como “O Financiamento Externo como Ferramenta para o Desenvolvimento”, “O Financiamento Externo sob uma Perspectiva de Gênero” e “CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe”. O segundo painel tratou sobre “Reforma Administrativa: síntese histórica e panorama atual, contratação de temporários e um panorama sobre gestão de pessoas”. O fórum foi encerrado com as atividades da agenda interna dos conselheiros para debates e posicionamentos do Consad sobre o panorama da Administração Pública no Brasil, a partir dos temas abordados na 129ª edição do fórum. 

GT das Escolas de Governo

Nesta edição do Fórum, aconteceu também o 2º Encontro Nacional do Grupo de Trabalho (GT) das Escolas de Governo Estaduais, iniciado no dia 12. Nesta atividade, a Escola de Governo do Piauí, vinculada à Sead, também representa o Estado nas discussões acerca de melhorias institucionais para as escolas de governo de todo o país.

O encontro tem o foco na discussão do Plano de Ação 2024 do GT de Escolas de Governo Brasileiras. Além disso, durante o evento, foi lançada a plataforma da Escola Virtual Consad, um espaço inovador dedicado ao compartilhamento e intercâmbio de cursos entre os estados membros do Consad, promovendo a disseminação de conhecimentos e práticas bem-sucedidas em gestão pública. 

“Com essa plataforma, teremos cursos de todas as Escolas de Governo do Brasil disponíveis em um só lugar, inclusive os cursos on-line realizados pela Escola do Piauí”, destacou Carlos Alberto Moura, diretor da Escola de Governo do Piauí.

Compartilhar:
Por categoria

Leia também

Pular para o conteúdo